[Francisco Souza] Como foi a #qconsp 2011?

Rolou no último final de semana a segunda edição do QCONSP, principal evento de arquitetos e desenvolvedores do Brasil. O evento é organizado pela InfoQ Brasil em parceria com a Caelum.

O evento foi realmente muito bom, com um nível técnico praticamente inquestionável. A organização também é incrível. A forma como a Caelum coleta feedback deveria ser um exemplo para todo mundo, sem falar na comida em abundância :) Pena ter faltado um pouco de tomadas e alguns problemas com a rede wifi (é, fazer rede wireless pra 850 pessoas não é fácil…), mas o evento foi realmente muito bom.

No domingo apresentei, junto ao Andrews Medina, a palestra Os complicados testes de interfaces e componentes web. Na palestra, apresentamos um breve histórico e alguns conceitos envolvidos com os testes de interfaces e componentes ricos. Mostramos algumas características do QUnit, Jasmine, jasmine-splinter-runner, Splinter, Selenium, Sikuli, dentre outras ferramentas. Incluímos ainda alguns exemplos com código ao vivo com o Jasmine, Splinter e Sikuli.

Os slides estão aqui:

 

E os códigos que apresentamos estão no Github: https://github.com/fsouza/palestra-qconsp-2011.