[Francisco Souza] Coding dojo na Globo.com: sucesso!

No último sábado rolou a primeira edição do dojo.globo, o coding dojo da Globo.com. Trata-se de mais uma iniciativa de reunir a comunidade de desenvolvedores no Rio de Janeiro. O dojo aconteceu no Bloco 7  do Shopping Città América, e contou com mais de trinta participantes: incluindo desde estudantes até profissionais experientes, incluindo um convidado internacional (que eu esqueci o nome)! . O evento começou com uma rápida apresentação, onde expliquei o que é e como funciona um coding dojo. Em seguida, os participantes foram divididos em dois grupos para duas sessões simultâneas!

 

Apresentação sobre Coding Dojo

Explicando para a galera o que é coding dojo e como essa bagunça funciona :)

 

Apesar da divisão, algumas pessoas (leia-se: eu) “flutuaram” entre os grupos e conseguiram participar da construção dos problemas nos dois grupos, pulando de uma sala pra outra em momentos oportunos.

 

Cláudio Berrondo em um momento "ééé, tem que fazer esse negócio passar" x)

Cláudio Berrondo em um momento "ééé, tem que fazer esse negócio ficar verde" x)

 

Os dois grupos utilizaram Python para implementar três problemas: FizzBuzz, Encontre o telefone e Cheque por extenso. Houve uma parada para um generoso coffee break, oportunidade valiosa para um incrível momento de networking (dois pontos mega positivos da nossa retrospectiva).

 

Coffe break e networking

Coffee break e networking

 

Os códigos das soluções estão disponíveis no Github, assim como a retrospectiva e uma lista com os problemas sugeridos. Essa foi apenas a primeira de muitas edições que ainda virão! Se você é do Rio de Janeiro, ou quer saber quando vai rolar o próximo dojo, não perca tempo! Inscreva-se hoje em nosso grupo de discussão e fique por dentro da programação de próximas edições.

 

Galera I Globojo

Foto final, conseguida depois de muita luta com o timer da câmera

 

No mais, um muito obrigado a toda a galera presente e envolvida, foi sensacional! :)