[Rafael Biriba] WordPress: Cuidados e dicas para atualizar a versão para 3.1

http://www.wordpress.org/

Foi lançado hoje a versão 3.1. Dentro das principais mudanças, temos:

  • Linkagem interna: Permite você ao escrever um post, procurar e linkar um outro post que você já tenha publicado. Essa funcionalidade é muito importante quando você quiser linkar um texto à algo que já foi falado em outro post.
  • Barra de adminstração: Adiciona uma barra similar ao que o WordPress.com usa. Quando você estiver logado, essa funcionalidade vai disponibilizar alguns atalhos úteis enquanto navega pelo blog.
  • Telas de Adminstração em Ajax: Torna a navegação, busca e etc… mais simples já que não haverá necessidade de atualizar toda a página para cada ação realizada.
  • Dentre outras funcionalidades… Veja mais no release notes da versão 3.1.

Antes de você ficar animado e partir para a atualização, existe alguns pontos que merecem sua atenção…

Antes de fazer qualquer coisa, faça o backup do seu blog. Já postei aqui o que aconteceu quando eu não fiz o backup do meu blog. Backups nunca são demais, afinal é melhor prevenir.

Outro detalhe a ser observado, é que alguns plugins podem não ser compativeis com a nova versão. Na época que foi lançada a versão 2.8 eu falei sobre isso.

O ideal para você que quer fazer o update, é verificar na página de cada plugin se ele já é compatível. Para isso, acesse: http://wordpress.org/extend/plugins/ , busque pelos seus plugins e verifique se em: “Compatible up to” ele já foi testado na versão 3.1

Eis alguns exemplos: Google XML Sitemaps e All in One SEO Pack (compatível até 3.0.5)…

Dica de como atualizar testando tudo de uma só vez:

No horário que seu blog tiver menos acessos (exemplo: De madrugada), faça um backup completo (um .zip dos arquivos e um .sql do banco é suficiente, ou então o backup disponível no Cpanel).

Depois faça a atualização e teste tudo. Se alguma coisa não funcionar, analise bem o problema, tome nota e depois restaure o blog usando o backup gerado.

Agora que você já descobriu qual o plugin não está funcionando, basta pesquisar por uma solução e repetir o procedimento até que o seu blog esteja funcional na nova versão ;)

Boa sorte para você que vai atualizar… Eu já testei e descobri que vou ter que trocar vários plugins pois alguns deles são antigos e deixaram de funcionar.

Vale ressaltar também que até a data em que esse POST foi escrito, a versão BR do wordpress ainda não tinha a 3.1 disponível.

Se houver alguma alteração sobre isso, eu posto aqui… ;)

==========================================
Atualização – 24/fev/2011

WordPress 3.1 disponível na versão BR: http://br.wordpress.org/

==========================================

All in One SEO Pack

Google Bookmarks Twitter Yahoo Messenger Orkut Hotmail Google Gmail Delicious Share

Leia também: