[Rafael Biriba] Google tenta provar que o Bing utiliza mesmo seu mecanismo de busca

www.bing.com X www.google.com

No dia 2 de fevereiro/2011 o Google postou em seu blog oficial um artigo que prova que os resultados do Bing são os mesmo que os do Google.

A suspeita vem desde outubro de 2010, quando os primeiros resultados das buscas pelo google, começaram a aparecer no topo das buscas do bing.

Sugestões de palavras erradas:

Como podemos ver nas imagens acima, o google logo mostra uma possível correção da palavra (“tarsorrhaphy”) e aponta alguns links como wikipedia por exemplo. Já o Bing mostra direto o resultado da sugestão feita pelo google… Como ele conseguiu isso, se a palavra digitada não foi essa ?

Adicionando novas buscas ao google:

Para garantir e fundamentar a teoria, o google fez um experimento com 100 buscas que os usuários jamais fariam, como uma sequência de caracteres aleatórios (“hiybbprqag”).

A partir disso, eles cadastraram manualmente alguns links únicos para cada sequência de caracteres… E adivinha só o que aconteceu ? Veja pelas imagens abaixo:

Como você pode ver, as buscas inseridas manualmente pelos técnicos do google apareceram nos resultados do bing.

O teste feito com 20 engenheiros utilizando laptops com windows, internet explorer 8 e barra de tarefas do bing confirmou a suspeita de que o navegador e a barra de tarefas poderiam estar enviando informações das buscas para a Microsoft.

Fonte: http://googleblog.blogspot.com/2011/02/microsofts-bing-uses-google-search.html

Mas a batalha não acaba por aí…

De acordo com a matéria do G1 tecnologia, o vice-presidente da microsoft Harry Shum negou que o bing estivesse imitando as buscas do google. “Esses (os casos de plágio assinalados pelo Google) foram alguns poucos exemplos elaborados de forma muito criativa”, disse Shum.

Shum disse também que gostaria que o Google tivesse entrado em contato com a Microsoft antes de fazer essas acusações publicamente. Se o google estiver errado, certamente vai ter que pagar alguma indenização por prejudicar a imagem do produto Bing. Por isso a batalha ainda não terminou…

E agora ?

Na minha opnião, acho que o experimento do google foi muito convincente, mas também não acredito que a Microsoft faria algo tão baixo nível. O jeito agora é ficar mesmo esperando pelo final dessa história, que pelo nível de como as coisas estão acontecendo (acusações públicas e etc..) vai ser jurídica e um pouco cara ($$) para o lado perdedor… =s

Google Bookmarks Twitter Yahoo Messenger Orkut Hotmail Google Gmail Delicious Share

Leia também: