[Rafael Biriba] Blogs poluídos: O problema de utilizar anúncios

http://www.adfreeblog.org/

http://www.adfreeblog.org/

Passeando pela internet, achei muito interessante a idéia da campanha “AD-Free Blog“, onde o autor propõe blogs livre de anúncios.

Segundo o autor da campanha, ao monetizar o seu blog, abrindo para anúncios, principalmente quando o anúncio é do tipo indicação (o cliente tem que clicar no banner e comprar.), isso interfere diretamente no conteúdo do blog, ou seja, na forma com que a matéria é escrita.

Veja um exemplo:

Digamos que um autor de blog vai postar sobre o lançamento de um jogo novo. Certamente ele irá colocar alguns banner do submarino no meio do post apontando para a pré-venda do jogo, e pior que isso, ele irá induzir o leitor a clicar no banner.

Agora imagina todos os posts desse autor, sempre com um banner/anúncio espalhado por todos os cantos da publicação. Além de poluir a imagem do blog, você passa a escrever sempre direcionando suas idéias para os anúncios, e dependendo do caso isso pode até alterar a sua opnião sobre o assunto.

Agora, a questão é, Anúncios nos Blogs são ou não um problema ?

Como você já deve ter percebido, eu utilizo muitos anúncios no meu blog. Parte do meu servidor é pago com alguns trocados que recebo com banners do submarino e do google adsense.

O importante é ter anúncios em lugares estratégicos de forma que não atrapalhe o consumo do conteúdo (por isso você nunca encontrará um anuncio no meio do post).

Concordo que existem pessoas que usam e abusam dos anúncios… Já entrei em blogs que a cada parágrafo tinha um banner, mal dava para ler as matérias. Acho que não tem nada pior que você entrar no blog, e ter que se esforçar para ler a matéria, tendo que desviar o olhar de vários anúncios poluindo a área destinada somente ao conteúdo.

Mas também temos que levar em consideração as pessoas que usam de forma correta. E algumas delas (como eu), utilizam de publicidade para ajudar a manter o blog no ar.

Na minha opnião, quem quiser monetizar o seu blog, tem que saber exatamente o que está fazendo, ou seja, sem poluir muito a imagem do blog e sem atrapalhar o consumo da informação. (Que é oa única coisa que importa num blog!)

Eu gosto muito quando entro no site de alguém, e vejo algum anúncio que me interessa, então eu clico e aproveito a promoção. As vezes eu só fico sabendo de algumas promoções boas do submarino pelos banners em alguns sites.

Para mim tem sido extremamente útil ter uma pequena ajuda nos custos do servidor. É muito bom poder contar com leitores dispostos a clicar nos banner (bem posicionados e relevantes), ajudando e incentivando o autor. ;)

Seu opnião sobre o assunto é muito importante para mim. Fique a vontade para expressar seu ponto de vista sobre o assunto.

Google Bookmarks Twitter Yahoo Messenger Orkut Hotmail Google Gmail Delicious Share

Leia também: