[Rafael Biriba] Realidade aumentada no submarino: experimente as obras de arte antes de comprar

http://www.submarino.com.br/

Essa semana o submarino implementou um sistema com realidade aumentada, onde você pode experimentar uma obra de arte em sua parede, antes mesmo de comprar.
Confira você mesmo: http://www.submarino.com.br/portal/galeria_motor_ra

Para quem não sabe o que é isso, segue um pouco do conceito de Realidade Aumentada:

“Realidade Aumentada (RA) é uma linha de pesquisa dentro da ciência da computação que lida com integração do mundo real e elementos virtuais ou dados criados pelo computador (Retirado do wiki)”

Na prática, usamos a realidade aumentada da seguinte forma:
Um desenho é posicionado em algum lugar, de forma que essa figura seja a “única” no cenário. Então apontamos uma camera em direção ao desenho, e uma aplicação no computador transformará essa figura em algum elemento virtual.

Sendo assim, é possível fazer o que o submarino fez. Você imprime uma figura e cola na parede onde quer colocar a pintura. Depois disso, ele utiliza a sua webcam para capturar a imagem do ambiente e a aplicação troca a figura impressa por alguns quadros, e você pode ver virtualmente os quadros na sua parede, facilitando assim a escolha e a compra.

Hoje, a realidade aumentada já é utilizada em alguns lugares, como jogos e aplicativos comerciais.

No Big Brother Brasil (no inicio de 2010), a Globo.com usou também a realidade aumentada numa aplicação de interação virtual com os participantes.

Outro exemplo, são os aplicativos para iPhone, como o do Bradesco, que junto com a bússola, gps e a camera do aparelho, mostra a você onde tem um caixa mais próximo e a distância até ele.

Confesso que essa nova proposta do submarino foi bastante inovadora! Dá para aplicar o modelo com vários produtos… Já pensou poder ver qual tamanho de TV fica melhor na sua sala usando realidade aumentada ? Ou ver se o fogão branco combina mais com a sua cozinha do que um fogão preto ?

Embora já existam vários exemplos, acredito que seja uma tecnologia em crescimento e que ainda possui muitos pontos a serem explorados. Então, vamos esperar para ver as novidades… ;)

Google Bookmarks Twitter Yahoo Messenger Orkut Hotmail Google Gmail Delicious Share

Leia também outros assuntos: