[Rafael Biriba] Captcha no Travian: Será o fim dos scripts ?

Apesar de afastado à algum tempo do jogo, resolvi escrever este post para esclarecer algumas coisas sobre a nova implementação de segurança do Travian.

Como todos já devem ter notado, principalmente a galera que está jogando com scripts no greasemonkey, a equipe de desenvolvedores do Travian adotou um novo modo de evitar os scripts… Captcha !

Mas primeiro, o que é o Captcha (wiki) ?
Captcha é um tipo de teste cognitivo mais utilizado como ferramenta anti-spam. Na prática, são testes com textos confusos, onde um computador ou um robô ou neste caso um script do travian seja incapaz de responder corretamente.

O captcha é gerado aleatóriamente pelo servidor, e você deve responder corretamente para poder continuar a navegar. Atualmente já existem meios para quebrar essa segurança por captcha, porém, não há nada desenvolvido para o travian ainda.

O problema no travian…
Alguns servidores no travian, e logo serão em todos, já possuem captcha funcionando. Existem um algorítmo rodando aleatoriamente no servidor do travian, para descobrir quem está usando scripts no jogo, e ao detectar alguém, ele habilita o captcha para essa pessoa e até algumas penalidades a mais.

Como ele descobre ?
Toda vez que você está jogando, a cada clique que você der, será uma requisição feita ao servidor do travian. Esse algorítmo verifica o intervalo de tempo com que essa requisição é feita,… Se for um intervalo curto e similar aos outros, ele acha que é um robô (script) e automaticamente habilita o captcha.

Logicamente, se você abrir muitas abas do seu navegador, e fizer muitos ataques rapidamente navegando entre as abas, é bem provável que você receba o captcha.

Punições
Como eu falei no inicio, estou meio afatado do travian e por isso não sei se o sistema de punição já está funcionando. Mas se estiver, funciona da seguinte forma:

  • Detectado pela primeira vez: 24 horas de captcha e armazens são esvaziados
  • Detectado pela segunda vez: 24 horas de captcha, armazens são esvaziados e 25% das tropas são perdidas
  • Detectado pela terceira vez: 24 horas de captcha, armazens são esvaziados e 50% das tropas são perdidas
  • Detectado pela quarta vez:  O jogador recebe banimento e o multi-hunter é avisado.

É muito importante relembrar que todas essas punições e verificações são feitas automaticamente. O algorítmo roda aleatoriamente no servidor do travian, então se você tiver usando script e ainda não foi pego, pode ter sido apenas sorte por enquanto…

Defeitos no sistema
Essa implementação ficou uma droga. Existe um video no youtube (http://www.youtube.com/watch?v=IRD8tBD3oRM) que mostra um caso onde o captcha aparece sem utilizar nenhum script. Como eu falei acima, se você for rápido no mouse, pode ser que seja punido como um robô.

E os scripts do greasemonkey ? O que fazer ?
Se o sistema de punição com o captcha estiver mesmo 100% funcionando, eu sugiro que desabilitem o greasemonkey. Até pior que isso, além de não usar mais os scripts, seria bom também evitar muitos cliques simultâneos e jogar mais “relaxadamente” até esse problema ser melhor resolvido.

E agora, o que fazer ?
Na verdade, não há muito o que fazer… Todo esse processo de detecção não depende dos multi-hunters… Eles nem podem fazer nada a respeito.
Alguns jogadores e ex-jogadores estão se mobilizando e reclamando, muito por sinal, no forum do travian. Nos foruns do mundo todo há reclamações de mau funcionamento do novo sistema. Eu gosto da idéia de reclamar no fórum. É a única coisa que podemos fazer e que está ao nosso alcance.

Concluindo…
Na minha opnião, acho muito difícil detectar um script rodando no greasemonkey… Ele simula cliques do mouse… Se você for tão rápido quanto os scripts, será detectado e punido como ele. Resta agora torcer para que eles desabilitem a ferramenta, ou então melhore a forma de detecção.

A pergunta que não quer calar: Captcha no Travian: Problema ou Solução ?
Será mesmo que a equipe conseguiu evitar os scripts finalmente ?
Espero ter conseguido esclarecer um pouco sobre o assunto… Se você tiver uma opnião, um outro ponto de vista, ou até mesmo uma experiência do jogo sobre isso, não deixe de compartilhar conosco.

Até a próxima pessoal…


Leia também: