[Bruno Mentges de Carvalho] Linked Open Data – a próxima web

Tim Berners Lee, para quem não sabe, foi quem teve a brilhante idéia de criar a internet. A visão que ele tinha na época era que ele poderia colocar todos os documentos acessíveis e ligados, pelo que chamamos hoje de links. Ao ter essa idéia, ele percebeu que poderia tomar uma dimensão incrível, e isso iria beneficiar muito a humanidade, já que na época todo o conhecimento estava em documentos isolados e de difícil acesso (livros, papéis, documentos eletrônicos em servidores locais, etc).

Com essa visão, ele mandou um memorando pro seu chefe contando o que tinha imaginado. Demorou um tempo até que acreditassem na idéia dele: 18 meses. Dezoito meses depois ele conseguiu ser alocado para desenvolver esse projeto. Ele desenvolveu a base do que hoje temos aqui: o protocolo HTTP, as páginas web, o HTML, etc.

Recentemente Tim Berners Lee escreveu um paper sobre uma nova visão: Linked Data. Na visão dele, documentos a gente pode ler, acessar e tudo mais, porém chegou a hora de publicarmos não só nossos documentos mas nossos dados. Ele cita uma apresentação onde o Hans Rosling combinou dados reunidos de vários países e desmistificou alguns mitos sobre a economia no terceiro mundo. Essa apresentação você pode ver aqui: http://www.ted.com/talks/hans_rosling_shows_the_best_stats_you_ve_ever_seen.html

O dado em si, sozinho, não tem muito valor mas combinado, pode ter um valor incrível. Imagine que seu governo publique todos os dados sobre as construções de pontes no país. Alguém poderia combinar esses dados e descobrir que uma obra em algum estado foi superfaturada, pois outras obras de mesmas características foram 10 vezes mais baratas.

Para os cientistas esses dados são ainda mais importantes, diz Tim Berners Lee. Eles poderiam cruzar dados antes isolados em centros de pesquisas diferentes, e chegar a novas descobertas e criar coisas incríveis, como por exemplo a Cura do Câncer.

Linked Open Data não é somente dados, são relacionamentos. Não é somente dizer o quanto eu peso e tenho de altura, mas saber que eu nasci no Rio de Janeiro, que é uma cidade do Brasil. E eu poderia clicar ali e ver os dados da cidade, sua população, e clicar denovo e ver os dados do país, e descobrir quem foram os presidentes, e clicar neles e assim por diante. É ligar os dados.

Linked Open Data é um dos pilares da Web Semântica. Dar significado as coisas, saber as relações. Meu time na globo.com é responsável por Busca e Semântica e eu sou apaixonado por essa idéia. Acredito que essa idéia será responsável pelo próximo grande salto da humanidade.

Assista ao TED talk do Tim Berners Lee, você não irá se arrepender: