[Rafael Biriba] FFmpeg: Batch para conversão de vídeos para iPhone [Windows]

FFmpeg: http://www.ffmpeg.org/

FFmpeg: http://www.ffmpeg.org/

Já tem um tempo que estou tentando decidir o que fazer com um computador velho lá de casa. Resolvi instalar Windows nele, e fazer algumas experiências (:D)… de todo tipo, inclusive instalar servidor de games, VNC, Torrent, e tudo mais… Configurei meu roteador para deixar esse PC completamente exposto, assim posso brincar também com algumas regras de firewall e fazer o que quiser…

Como esse meu “PC cobaia” está ligado 24h lá em casa, resolvi não desperdiçar seu “poder de processamento” e fiz um script em Batch (.bat do windows) para converter vários filmes/vídeos que estou querendo colocar no meu iPhone.

Segue o “programa” de enconding para H264:

cd C:\Documents and Settings\Rafael\Desktop\ffmpeg-r16537-gpl-static-win32
for %%i in (”H:\videos\*.rmvb”) do
(
ffmpeg -i “%%i” -vcodec libx264 -acodec libfaac -deinterlace -sameq “C:\videos-iphone\%%~ni.mov”

)

Salve todo o código acima num arquivo .bat (Pelo bloco de notas mesmo !)
Você pode baixar o FFmpeg acessando:  http://www.rafaelbiriba.com/ffmpeg-r16537-gpl-static-win32.zip
Leia também: http://www.rafaelbiriba.com/2009/02/13/windows-xp-vs-ffmpeg-e-mplayer.html

Bom, continuando…
O Script pega meus videos com extensão .rmvb de dentro da pasta H:\videos e salva os novos arquivos na pasta videos-iphone que fica na unidade C:\.
Note que o comando %%~ni faz com que o arquivo seja salvo com o mesmo nome do original, só que com a extensão .mov.

O profile de encoding para iphone (linha de comando do ffmpeg) que estou utilizando, deixa o video final com a qualidade quase que igual ao vídeo original, o que deixa a codificação bem lenta. Esse script  que tem sido bastante útil pois tenho muitos arquivos de vídeo (muitos mesmo) e quero codifica-los um depois do outro automaticamente (enquanto a máquina não morrer de stress :) ).

Espero que essa informação seja útil para mais alguém… Provavelmente enquanto estou escrevendo este post, o script está rodando lá em casa :)

Abraços a todos ;)


Leia também: