[Evandro Flores] Feira de ciências – o melhor review

A alguns Sprints, estávamos percebendo que nosso Review não estava atendendo a seu princípio básico que é pegar feedback sobre o que foi desenvolvido, nós estávamos ao contrário apresentando as histórias em um projetor, com POs, SMs, Time e clientes sentados ouvindo o que estava sendo dito por um ou dois membros do time, na maioria das vezes os ouvintes sequer se pronunciavam durante a apresentação, mesmo eventualmente tendo sugestões ou até percebendo alguma coisa errada.

Foi quando o Danilo (e o Igor) deu deram uma excelente idéía, que aproximou o cliente (e todos os interessados) das histórias que estavam sendo entregues nesse Sprint.

A idéia da dinâmica surgiu a partir do livro Agile Project Management with Scrum do Ken Schwaber (Sprint Review Meeting: páginas 56-57), e é realmente similar a uma feira de ciências, aonde cada um mostra o que fez e explica seu projeto bem de perto.

Em uma sala grande, colocamos cinco mesas com computadores, papel, caneta e é claro post-its. Os membros do time foram distribuídos nas mesas e apresentavam as histórias a quem estivesse naquela “bancada”, os participantes poderiam livremente navegar no computador para utilizar a solução, eventualmente tirar dúvidas e a partir daí escrever nos post-its sugestões de melhorias a serem avaliadas pelo PO posteriormente.

A proximidade das pessoas durante o review trouxe um clima muito mais colaborativo do que tinhamos nas apresentações, realmente surgiram melhorias, não só nas histórias mas também no processo, identificamos alguns pontos, discutimos na retrospectiva e conseguimos aplicar no sprint seguinte.