[Guilherme Cirne] Novos Desafios…

… na Globo.com!

Desde o início do mês estou fazendo parte de um novo time. Trata-se do Time Beta (Peleteiro, Meyer, Cainã Nunes e eu), responsável pelo desenvolvimento de novos produtos (ou novas versões de produtos existentes). Nosso primeiro produto é o Baixatudo, cujo release inicial já está no ar. Consideramos esse release uma versão bem básica do produto. Temos muito trabalho ainda pela frente e esperamos nos próximos releases entregar um produto cada vez melhor.

O lado ruim dessa mudança é sair do time de webmedia, onde tive a oportunidade de trabalhar com pessoas fodas e aprendi bastante! Nesse tempo que estive lá, trabalhamos em projetos bem interessantes. Além disso, acredito que tivemos algumas evoluções significativas, como:

  • Melhor preparação do backlog, envolvendo os especialistas de UX junto com o PO para deixar as histórias prontas pro time implementar (ainda há muito que melhorar nisso, mas acredito que foi dado um importante primeiro passo). Mais sobre isso em um post que já está tempo demais no meu drafts;
  • Cultura de deixar bem explícito os problemas que estamos enfrentando, com dados concretos, mostrando os impactos no projeto;
  • Grande preocupação com práticas ágeis como programação em par, desenvolvimento outside-in, TDD, BDD, integração contínua, etc. Sempre feito de forma pragmática, ou seja, focado em melhorar o desempenho do time e não por se tratar da última moda.

Por outro lado, no novo time estou bastante empolgado pois volto a exercer um papel mais de desenvolvimento. Tenho certeza que vou aprender e evoluir bastante e espero poder contribuir para o sucesso dos nossos projetos.

Ah, não se esqueça, estamos contratando!