[Rafael Biriba] Gravatar: Sua foto nos comentários do Wordpress

gravatarApós comentar em vários blogs e também de receber e responder os comentários do meu blog, me dei conta que a maioria não possuem fotos.

O motivo principal talvez seja o baixo número de comentários feitos, que não desperta vontade/interesse na pessoa em utilizar uma foto.

Mas prefiro acreditar que o motivo é a falta de informação, então resolvi postar sobre o Gravatar. ( http://www.gravatar.com/ )

O Gravatar é uma forma simples da sua foto seguir você de site em site, aparecendo ao lado de seu nome, principalmente utiliza-do nos comentários de blogs, neste caso, o wordpress.

Criando uma conta:
Acesse o site do gravatar e clique em Sign up now!
Depois basta colocar um email, e preencher o restante do formulário.

Após criar a conta, acesse seu painel (na opção Log in) onde você tem a opção de adicionar outros emails e fotos.
O serviço consiste em você escolher qual foto deseja associar a cada endereço de email, podendo ter uma foto para vários emails, ou fotos diferentes para emails diferentes.

Para usar sua foto, é ainda mais fácil, basta comentar em algum blog ou site compatível com o serviço, informando um dos emails cadastrados no gravatar. Sua foto será exibida automaticamente de acordo com o que você definiu.

Não é possível escolher quando a foto deve aparecer ou não. Uma vez informado o email, o site/blog irá consultar o gravatar e exibir a foto associada (se houver alguma).

De acordo com a documentação do wordpress: http://codex.wordpress.org/Using_Gravatars
O Gravatar foi definido como padrão a partir da versão 2.5, porém alguns themes/templates podem não ter compatibilidade ou não ter a funcionalidade implementada.

Se você se encaixa num desses quadros (wordpress antigo ou template sem suporte), não há muito o que fazer. Apenas seguir a documentação e inserir direto no código(php) da página de comentários.

Espero que com essa informação, possamos ver as fotos dos comentaristas no lugar das imagens de “Sem foto”… :)


Leia também: