[Rodolfo Carvalho] Morte ao email do BOL e UOL

Depois de o blog da PythOnRio ter sido bombardeado pelo filtro anti-spam do BOL e UOL, eis que surge a campanha “Morte ao email do BOL e UOL“:

Qual o melhor jeito de se evitar spam via email? Um filtro bayesiano? Educação do usuário?

Não! Simplesmente DESATIVE O EMAIL DO USUÁRIO! É isso mesmo! Quando você recebe uma mensagem, o BOL e o UOL simplesmente não levam a mensagem até o destinatário. O servidor responde o remetente dizendo: “Você mandou uma mensagem para Fulano, se você não for um spammer clique aqui e prove sua boa intenção digitando o captcha.”

Isso significa que se o remetente não tomar as medidas impostas pelo BOL e o UOL, o destinatário simplesmente não receberá o email.

Agora imagine se o usuário do BOL e o UOL preenche algum formulário em um site e este site envia um email automático como feedback desta ação? Resultado: 1600 mensagens pedindo confirmação de que o site não é um spammer.

Este é um caso clássico de quando TI significa Totalmente Imbecil! E que fique claro que não digo isso para as pessoas técnicas destas empresas. Pois tenho certeza que este workflow absurdo foi imposto por algum “Gerente” ou “Diretor” que não faz idéia das consequências dessa decisão.

Seria ótimo se o pessoal das campanhas “Morte ao IE 6″ iniciassem uma nova: “Morte ao email do BOL e UOL”, afinal, o GMail ganha de goleada.