[Tiago Motta] Padrões de URLs com expressões regulares no Fakeweb

Ao usarmos o Fakeweb aqui onde trabalho encontramos a necessidade de registrar grupos de URLs de acordo com um padrão. Inspirado no Anselmo Alves, colega de minha equipe que corrigiu um bug nesta mesma gem, alterei-a de forma a permitir o registro de URLs utilizando regex.

Com essa alteração, se por exemplo você quiser que todas as chamadas a um determinado host sejam respondidas com uma determinada string, basta registrar como o mostrado abaixo:

FakeWeb.register_uri(:get, /programandosemcafeina\.blogspot\.com/, :string => "Meu blog")

O principal desafio no desenvolvimento dessa nova funcionalidade foi não quebrar compatibilidade com o uso anterior. Dessa forma, os registros de URLs absolutas passaram a ter uma prioridade maior independente da ordem em que forem registradas. Ou seja, os retornos de acordo com as expressões regulares só são executados se a URL absoluta solicitada não estiver registrada. Veja o exemplo abaixo:

FakeWeb.register_uri(:get, "http://programandosemcafeina.blogspot.com/search/label/rails", :string => "Label Rails")FakeWeb.register_uri(:get, /programandosemcafeina\.blogspot\.com/, :string => "Meu blog")FakeWeb.register_uri(:get, "http://programandosemcafeina.blogspot.com/search/label/ruby", :string => "Label Ruby")

Net::HTTP.get(URI.parse("http://programandosemcafeina.blogspot.com/search/label/rails"))=> "Label Rails"

Net::HTTP.get(URI.parse("http://programandosemcafeina.blogspot.com/search/label/ruby"))=> "Label Ruby"

Net::HTTP.get(URI.parse("http://programandosemcafeina.blogspot.com/search/label/rmagick"))=> "Meu blog"

Já solicitei ao Chris Kampmeier a integração do meu fork, mas enquanto ela não é feita, você pode utilizar a gem gerada diretamente do meu repositório no Github. Basta intalar da seguinte forma:

gem sources -a http://gems.github.comsudo gem install timotta-fakeweb