[Evandro Flores] Diversos times, mesmo projeto.

Estamos a alguns meses trabalhando em um grande projeto na globo.com, envolvendo diversos times Scrum. A maneira que estamos trabalhando se difere um pouco do que haviamos feito no passado quando existia a necessidade de escalar a entrega de um projeto e ainda não trabalhavamos com Scrum.
Impulsionado por isso, resolvi fazer o um dos meus trabalhos de mestrado abordando esse tema,  li alguns artigos que gostaria de compartilhar dois deles:
O primeiro Hyperproductivity In Large Projects Though Distributed Scrum fala de um projeto da SirsiDynix e StarSoft Development Labs envolvendo 56 desenvolvedores espalhados nos EUA, Canadá e Russia. Ele descreve algumas praticas essenciais para um projeto distribuído.

  1. Daily Scrum meetings of all developers from multiple sites.
  2. Daily meetings of Product Owner team.
  3. Hourly automated builds from one central repository.
  4. No distinction between developers at different sites on the same team.
  5. Seamless integration of XP practices like pair programming and aggressive refactoring with Scrum.

O segundo, Reaching Hyper-Productivity with Outsourced Development Teams do Jeff Sutherland e Guido Schoonheim fala do projeto Xebian e de algumas questões do projeto da SirsiDynix e da sua visão de como trabalhar nesse tipo de projeto.

O Jeff Sutherland fala de alguns pontos interessantes como o ScrumButts, “We are doing Scrum, but…”. Que é quando você faz Scrum, mas uma coisa ou outra você resolve não fazer, ou fazer de forma “diferente”, acredito que o maior erro daqueles que querem fazer Scrum, é não querer faze-lo integralmente, são justamente os pontos que não são tão simples de entender que fazem a diferença.
Outro ponto que ele levantou como falha no projeto da SirsiDynix foi “Builds were stable only at Sprint boundaries”, somente próximo ao fim da interação eles possuíam algo pronto para produção, além de uma cobertura ruim de testes. Builds diários, visíveis por todos os times envolvidos, e com uma excelente cobertura de testes são primordiais para o sucesso de um projeto com diversos times.

Se os times de sua empresa, trabalham em projetos grandes, mesmo não distribuídos em diversos países como no exemplo da SirsiDynix, aconselho a dar uma boa olhada nesses dois artigos.