[Igor Macaubas] Meu lema: There is no progress without change

Lema, ou Motto (em inglês), “é uma ideia expressa por uma frase que serve de guia ou de motivação para uma pessoa [...] condensam valores comuns que justificam uma ação comum” (definição completa da Wikipedia).

Sempre admirei pessoas que pregam e realmente seguem seus lemas. Boris Gloger e o seu famoso In SCRUM we trust, claramente inspirado no lema que está impresso no dólar americano – In god we trust. Tem também aqueles lemas “genéricos”, como o do filme Sociedade dos poetas mortos – Carpe diem, ou Aproveite o dia.

Ao meu ver, um lema ou mote não precisa ser original. A maioria dos lemas que já vi são simples reciclagens ou reescritas de lemas mais antigos. O que é importante no lema é que ele traduza a sua motivação, e condensem os seus valores.

Até então, meu sentimento em relação a um lema era esse: admiração. Até que estava lendo uma reportagem sobre a eleição do Barack Obama (coisa antiga) quando vi um cara segurando um cartaz com os seguintes dizeres:

There is no progress without change.

Nesse momento, tive uma epifania. Foi como uma lâmpada se acendendo na minha cabeça. Era exatamente isso que eu estava procurando!

Não é um lema original, pois não sou o autor, mas acredito que a frase traduz muito bem os meus valores e se conecta muito bem com os valores do trabalho que desenvolvo com métodos ágeis e Scrum. Não a mudança burra, mudar por mudar, mas a mudança atrelada ao conceito do progresso, da melhoria contínua. Por isso mudei o título desse blog. Esse é o meu lema! Qual é o seu?