[Tiago Motta] Esperando o resultado de uma chamada assíncrona no Watir

Em alguns casos quando uma determinada requisição assíncrona demora para retornar, o teste de aceitação implementado com Watir pode falhar. Principalmente quando os testes estão rodando em alguma ferramenta de integração contínua.

Para evitar essa falha irritante, o usual é colocar alguns sleeps após as ações que disparam as chamadas ajax. Contudo, isso não garante que o teste não vá falhar, especialmente se o sleep for baixo. Em contrapartida se forem colocado muitos sleeps altos poderá haver uma demora muito grande para rodar todos os testes.

Uma solução possível é esperar que um determinado elemento html seja inserido ou removido da página para então continuar executando os testes. Para isso implementei um método genérico que recebe um bloco de verificação. Veja o exemplo de uso dele:

espera { @browser.text.include? 'Ajax retornado' }

O código do método é bem simples e está descrito abaixo. Ele recebe um bloco assumindo que quando este retornar verdadeiro significa que a espera deve terminar, caso contrário ele continuará esperando e verificando, com um timeout de 30 segundos.

def espera  Timeout::timeout(30) do    while not yield      sleep 1     end  endend