[Guilherme Cirne] InfoFundos

Está no ar o InfoFundos, um site onde é possível acompanhar as rentabilidades de todos os fundos de investimento do mercado financeiro brasileiro. Mas este post não é sobre o site em si, e sim sobre o seu desenvolvimento.

O site é um projeto pessoal desenvolvido por mim com ruby e rails. O legal deste tipo de trabalho solo é a possibilidade de experimentar ideias, práticas, técnicas, etc.

Como não poderia deixar de ser, o desenvolvimento seguiu - e continua seguindo - os princípios e valores dos métodos ágeis. Ou seja, o site está sendo desenvolvido de forma incremental e evolutiva. A ideia é ir colhendo feedback para evoluir continuamente. Cada funcionalidade é desenvolvida da forma mais simples que poderia funcionar (simplest thing that could possibly work), com refactoring constante para deixar o código o mais limpo possível.

Uma técnica que pude usar desde o início e que ajuda a garantir a aplicação dos princípios e valores acima é o desenvolvimento outside-in sugerido pelo BDD. Cada funcionalidade é descrita por uma feature do cucumber guiada por selenium. Um passo dessa feature é escrito e, obviamente, ele falha. Então é preciso escrever apenas código suficiente para fazer este passo passar. Para isso, escrevo um spec com rspec e depois apenas o código necessário para este spec passar. Continuo assim sucessivamente, escrevendo specs e código, de fora para dentro, ou seja, das camadas mais externas até as mais internas, até que o passo esteja passando. Então, repito o ciclo continuando com o próximo passo até que toda a feature esteja passando. O ciclo completo seria algo mais ou menos assim:

feature > step > spec > implementação para spec passar > repete spec e implementação até step passar > repete step até feature passar

No final, tenho uma funcionalidade totalmente coberta por testes de aceitação com cucumber/selenium e com 100% de cobertura com rspec. Isso ajuda a garantir um código limpo, podendo ser refatorado e evoluído com bastante segurança.

Tenho diversas ideias de funcionalidades futuras para o InfoFundos e, certamente, qualquer assunto relacionado ao seu desenvolvimento será postado aqui.