[Tiago Peczenyj] Adicionando Funcionalidades a um Sistema em Produção

Por mais de uma vez eu tive que adicionar certas funcionalidades em sistemas que ja estavam em produção. É uma tarefa arriscada pois o serviço não pode parar por algum erro que vc esta introduzindo, ainda mais se este mesmo sistema estiver funcionando sem problemas nos ultimos meses ou anos.

Aprendi um truque bem interessante que, pensando bem, é um tanto obvio: ao adicionar uma funcionalidade onde boa parte do codigo ficou inalterada, pode fazer sentido desabilitar esta nova funcionalidade na configuração. Dessa forma se a porção nova de codigo produzir algum problema é possivel - teoricamente - minimizar os problemas desabilitando temporariamente esta feature.

Nem sempre isto faz sentido, porém não se trata de esconder a sujeita para debaixo do tapete: é de se esperar uma intensa bateria de testes de regressão alem de testes sobre o codigo novo. Conseguimos ter certeza da situação ao olhar os relatorios de cobertura de código, por exemplo. Esta é mais uma tecnica para evitar problemas em algo ja estabelecido.

Imagine que, no ambiente de produção, a nova feature desenvolve um memory leak, ou a escalabilidade dela não é a esperada? Desabilitar na configuração é menos traumatico do que um rollback na aplicação, mas ainda assim é traumatico. Agora, se vc desabilita e o problema continua isso ja dá pistas de que existe um problema em outro lugar - por exemplo na propria porção de código legado.

E vc, como adiciona funcionalidade a um sistema em produção?