[Cristiano Casado] Desafios na adoção do Scrum

Em artigos no Agile Journal, Cesário Ramos e Eelco Gravendeel falam dos desafios que eles enfrentaram durante o trabalho de introduzir Scrum nas empresas. Os autores sugerem que o conhecimento destes desafios e uma estratégia para supera-los, tornaria o processo de adoção mais fácil para as organizações.

Eles mencionam os principais desafios com suas possíveis soluções:

  1. Não aprendizagem organizacional - acontece quando o feedback obtido com as reuniões de retrospectiva são perdidos e não são incorporados para o melhoramento do processo. Idealmente, todo feedback deve resultar em itens de ações.
  2. Falta de confiança no ambiente - muitas vezes as pessoas tendem a esconder os seus erros, não compartilham suas opiniões, atrasando o processo de decisão.  A solução é construir o ambiente com transparência e feedback positivo.  Estimular a comunicação.
  3. Usar o scrum como uma correção, sem conhecer o problema - uma nova metodologia não pode ser adotada somente pelo ‘barulho’ que faz no mercado.  A organização deve definir suas espectativas e critérios de aferição.  Responder a questões como “Onde é que o processo atual faz doer?”, “Quais as causas para a dor?’” e “O que vamos ser capazes de fazer quando parar de doer?”. Isso ajuda a definir objetivos e critérios de aferição.
  4. Product Owners despreparados - esses POs não possuem o conhecimento necessário ou não tem um mandato para desempenhar seu papel com eficiência, ou podem não ter os dois.  POs com “asas cortadas” podem ter falta de habilidade para tomar decisões que eventualmente prejudicam a velocidade do time.
  5. Fazer ágil e rigorosamente de acordo com as regras - Scrum é um processo simples com um comportamento complexo.  O que funciona para uma organização pode não funcionar para a outra.  Ir apenas pelas regras não iria ajudar em todos os cenários.  Scrum pode ser personalizado de acordo com as regras da empresa.
  6. Não preparar a organização em torno de um projeto Scrum - uma equipe adotando Scrum não pode trabalhar isoladamente.  Ela precisa interagir com outras equipes para ser bem sucedida.
  7. Falta de um meta-scrum master - nem todos os impedimentos podem ser resolvidos pelo scrum master a nível de projeto.  Existirão impedimentos que o scrum master terá que encaminhar fora do projeto a nível de organização.  Neste ponto uma gerência de nível sênior deve desempenhar uma função de meta-scrum master com visibilidade dos impactos de um impedimento no tempo de entrega e no ROI.
  8. Pensando Agile é fácil - a filosofia por trás do Agile é simples porém pratica-lo é difícil.  A melhor maneira é ter um treinador Agile por perto para ajudar a equipe.  Aproveitar as pessoas formadas em diversos níveis, evangelizar, fazer workshops e treinar os scrum maters é um fator chave para a adoção do Scrum.