[Christiane Melcher] Globo Amazônia e Amazonia.vc no ar!

Estava aqui pensando em como escrever o primeiro post deste blog, sobre um projeto em que fiquei tão feliz de ter feito. Já tive outros blogs, mas nunca consegui atualizar com a freqüência que gostaria. Mas, agora chegou a hora de me dedicar à este aqui. Há muito tempo que quero retomar o hábito de blogar e nada como começar com um projeto que acabou de sair do forno ;-)

Globo Amazônia surgiu de uma parceria entre o Fantástico e a Globo.com, mais precisamente na linha de Scrum de Aplicativos de Jornalismo (G1), vulgo equipe A3 (para quem não sabe, Scrum é uma metodologia de trabalho ágil adotada em toda Globo.com. A empresa foi fatiada em pequenas equipes. Depois explico melhor em outro post).

Essa equipe A3 é formada por 10 pessoas (1 Product Owner, 1 Scrum Master, 1 designer, eu - como arquiteta da informação, 1 HTMLer, 1 estagiário e 4 desenvolvedores). O desafio do projeto era tratar de um tema tão sério como as queimadas e o desmatamento na Amazônia sem tornar o projeto chato, cansativo e pouco interessante. Era preciso mostrar ao mundo, de forma fácil, o que está acontecendo na Amazônia e criar um espaço para as pessoas se manifestarem sobre o assunto, além de chamar a atenção do governo, através de uma mobilização nacional.

Causa mais do que nobre e justificada, o desafio estava lançado. Começamos então fazendo um sprint de conceituação e pré-projeto (depois explico isso também, é um termo usado em Scrum para períodos de desenvolvimento/entregas de projeto). Neste sprint surgiram várias idéias megalomaníacas. Mas, ainda faltava adequar isso aos prazos/custos e compromissos assumidos. Foi aí que surgiu a idéia de fazer um aplicativo do Orkut, o Amazonia.vc. Ao invés de reinventarmos a roda, por que não aproveitarmos a existência de uma rede social já aceita pelos brasileiros e levar nossa causa para lá? Dito e feito :-)

Amazonia.vc - mapa A cada sprint, começamos a trabalhar em funcionalidades novas. A idéia era fazer um mashup com o Google Maps utilizando os dados públicos do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e mostrar as queimadas em tempo real e o desmatamento na Amazônia. Mas, faltava algo. Os usuários tinham que participar de alguma maneira. Afinal, era uma causa nobre, que precisava de mobilização nacional utilizando uma rede social onde as pessoas interagem.

Foi aí que surgiu a idéia do protesto. As pessoas deveriam conseguir protestar em cada ponto de queimada/desmatamento e mostrar ao mundo que o que está acontecendo é algo reprovado por todos, além de ajudar a chamar a atenção para as áreas em que o desmatamento e as queimadas só se multiplicam. Assim foi criado o ranking de protestos.

Amazonia.vc - ranking de protestos Como toda idéia, a evolução foi trazendo algumas informações a mais e outras funcionalidades. Foi levantado o total de área desmatada até hoje (colocado de forma destacada na home do aplicativo) e, para facilitar a visualização das áreas já protestadas, foi disponibilizado um ícone para indicar os locais onde o usuário já protestou. As notícias do portal também foram integradas ao aplicativo e por aí vai… Idéias a mais é o que não faltam! Ainda tem muito por vir :-)

Depois de adiantar o aplicativo, começamos a fazer o portal Globo Amazônia. Foi um grande desafio trazer o mapa interativo e o ranking de usuários para um portal fora do Orkut. Algo totalmente novo na Globo.com. Assim, quem não tem Orkut, e também quem não pretende tê-lo, pode acompanhar através do mapa interativo.

Globo Amazônia

O lançamento do projeto aconteceu no Fantástico do dia 7 de setembro e foi um sucesso. Nas primeiras 17 horas chegamos a 1 milhão de protestos. Algo completamente fora do previsto, o que nos deixou ainda mais felizes. Afinal, se cada um fizer um pouquinho, a gente chega lá! No Orkut também ficamos em terceiro lugar na página que lista todos os aplicativos disponíveis, o que é algo nunca alcançado antes por um aplicativo que não visa apenas o entretenimento. Depois vieram matérias no Jornal Nacional, Jornal Hoje, Fantástico novamente , Jô Soares e Profissão Repórter. É o Globo Amazônia invadindo a programação da TV!

Uma outra coisa importante nisso tudo foi a entrevista que o ministro Carlos Minc deu ao Globo Amazônia, quando disse que estará sempre de olho no portal e assumiu o compromisso de responder aos internautas que estão protestando no aplicativo. A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva também mencionou a importância dos protestos dos internautas em seu último discurso no Senado .

Hoje, quase 20 dias depois do lançamento, já foram feitos quase 17 milhões de protestos e 285 mil instalações só no Orkut, o que indica que, para um aplicativo de cunho social, o resultado alcançado já superou todas as metas e expectativas. E o ano de 2009 ainda promete mais!

Para conhecer o projeto, acesse o portal Globo Amazônia e instale o aplicativo do Orkut Amazonia.vc