[Danilo Bardusco] Certified Scrum Trainer

Como eu disse no meu ultimo post, na semana passada estive em Recife para apresentar a experiência da Globo.com com Scrum. No final do evento, tive a grata surpresa de ser convidado pelo Boris para fazer parte do seu programa de mentoring com o objetivo de me tornar um Certified Scrum Trainer.

O programa tem um ano de duração, durante o qual eu acompanharei o Boris, ajudando nos seus treinamentos com uma participação cada vez maior, até estar apto a realizar todo o treinamento.

O primeiro passo foi dado nesse fim de semana quando fui à São Paulo, para ajudar o Boris num treinamento CSM aberto. A idéia era chegar na sexta-feira pela tarde para poder fazer a programação do sábado com o Boris no fim do dia, mas devido ao tempo ruim no Rio de Janeiro, o Galeão ficou um bom tempo fechado e acabei chegando em São Paulo muito tarde. Por conta disso tive que fazer a minha parte de improviso.

Durante o treinamento, Boris me pediu para explicar a dinâmica do Wall-Board e no final, quando ele falou sobre como escalar Scrum, tive a chance de mostrar como estamos tratando esse asunto na globo.com com 17 times atualmente.

Foi muito gratificante ver como o Scrum está se difundindo rapidamente no Brasil além de poder trocar ideias com o pessoal da Abril Digital, Instituto Nokia de Tecnologia, Weg e Motorola. Sorte a todos!

PS: ao pessoal que assistiu o treinamento, gostaria muito de ter um feedback sobre minha apresentação e como posso fazer para melhorar. Fiquem a vontade para escrever nos comentários.