[Danilo Bardusco] Scrum & CMMi

Na última sexta-feira ( 23/05/08 ) estive em Recife para apresentar a experiência da Globo.com com Scrum.

O Objetivo do evento era discutir até onde Scrum e CMMi eram compatíveis ou antagônicos, e para isso tivemos presenças dos dois lados da moeda.

Boris Gloger concluiu o evento com sua exposição Scrum = CMMi?! A provocation to see the truth”, seguido de um debate/Q&A com o Renato da ISD Brasil.

Em sua apresentação, Boris que além de Certified Scrum trainer também já foi Certificado em CMMi, diz que no nível conceitual Scrum e CMMi são iguais, porém suas implementações no nível tático são totalmente diferentes. Boris recomenda CMMi para corporações grandes e estáveis, onde faz sentido a definição de processos formais que quase não mudam com o passar do tempo. O último slide da sua apresentação resume bem isso. Outro ponto interessante foi a observação de que as novas organizações tendem a ser pequenas, distribuidas e guiadas por mulheres, fato que teve bastante apelo para uma platéia de 68 mulheres e 99 homens.

- Pra quem está procurando uma ferramenta para ajudar a organizar a vida do Scrum Master fica aqui a dica de uma ferramenta promissora, o Fire Scrum produzido pelo pessoal do C.E.S.A.R e liberado sob a licença GPL. Apesar de eu achar que nada substitui o quadro branco com os post-its colados nele, quando se tem muitos times num mesmo projeto, ou times com membros distribuídos fisicamente, uma ferramenta como essa passa a ser fundamental.

- Os slides da minha apresentação estão disponíveis aqui:

pra quem assistiu minha apresentação, dúvidas e comentários são muito bem vindos! Principalmente comentários que me ajudem a melhorar para as próximas.

- Por fim, mas não menos importante, queria agradecer a todo o pessoal de Recife pela simpatia e gentileza com que me receberam, em especial um muito obrigado para a Teresa Maciel do SPIN-Recife, que organizou esse ótimo evento, a Isabela pela recepção, a Cidinha, Eduardo, Marco e todo o pessoal do C.E.S.A.R pelo tour e apresentações.