[Bruno Mentges de Carvalho] Workshop: Modelagem Ágil + Domain Driven Design

Tivemos hoje em São Paulo o segundo dia do workshop Modelagem Ágil e Domain Driven Design da Fratech. No primeiro dia, palestrado pelo Manoel Pimentel, foi abordado modelagem ágil e scrum. Foram feitas atividades para demonstrar o que é e o que não é ágil e treinar dois conceitos apresentados durante a palestra: Mind Map Modeling (M3) e UML em Cores.

Particularmente ainda não vejo necessidade de usar UML em Cores. Num mundo cada vez mais ágil, quanto mais detalhes e regras pra uma documentação que deve ser simples e objetiva, menos isso será usado. Em contrapartida, eles apresentaram também a nova buzzword do mercado: Agile Draw, que nada mais é que nossos rascunhos, usando um subset da UML, num whiteboard. Nisso eu acredito :P

O segundo dia foi bem interessante. DDD é um assunto que eu gosto muito, até já li duas vezes o Domain Driven Design do Eric Evans. O palestrante do dia foi Felipe Rodrigues, que também palestrou na QCon 2008 sobre o mesmo assunto. A palestra dele foi muito boa, exemplificando e tentando trazer de maneira mais simples os conceitos não-tão-simples do Domain Driven Design. Tivemos também atividades práticas pra exemplificar o que foi dito.

No mais, o evento foi muito bom. Tive a oportunidade de ver amigos de outros eventos, e trocar experiencias do dia a dia com eles. Amanhã estarei no Falando em Java, que promete.