[Evandro Flores] Como se tornar um Scrum Master Jedi

No meu último post, falei sobre a visita do Boris Gloger a Globo.com e os treinamentos programados para essa visita.
Nos últimos dois dias os nossos ProductOwners tiveram a oportunidade de aprender mais sobre seu papel no Scrum e hoje foi a nossa vez de aprender um pouco mais.

Durante todo o dia fizemos o treinamento “Teaching Scrum – Train the Trainer”. A idéia do curso é dar uma visão de como ensinar Scrum.
Inicialmente eu pensei que seria algo próximo a um “how to” ou um guia previamente preparado, mas não era nada disso. O treinamento foi muito além. O Boris nos mostrou algumas das suas “tecnicas Jedi” para montar o nosso próprio treinamento: como organizar os tópicos, as diversas maneiras de apresentar a mesma informação, quais os Jogos podemos usar para exemplificar os conceitos de Scrum, como conhecer seu publico, como lidar com algumas situações durante o treinamento…. e acima de tudo, auto conhecimento, para trabalhar no seu próprio estilo de ensino.

Para aqueles que já fizeram o treinamento de Scrum Master com o Boris (ou o de Product Owner) sabe bem como é o seu entusiasmo ao falar de Scrum. Vocês não fazem idéia o que entender de onde vem tudo isso. O desafio agora é mostrar esse entusiasmo em nós.

Ao fim do curso cada um de nós disse o que tinha achado e qual era nosso estado de espirito naquele momento. Foi visível que todos nós estavamos realmente empolgados em replicar o conhecimento, principalmente agora que sabemos um pouco mais como faze-lo.

Enfim, agora é preparar nosso material e replicar o conhecimento!

yoda May the force be with us! Wuff!!

mais fotos no flickr!
fotos do site do Boris