[Evandro Flores] Boris Gloger visita a Globo.com

No fim do ano passado tivemos aqui na Globo.com o treinamento para certificação ScrumMaster com o Boris Gloger, um dos Papas do assunto. O treinamento foi excelente e gerou uma revolução na nossa maneira de pensar. Mas o propósito do treinamento foi formar Scrum Masters, e um pensamento veio em seguida: não seria muito interessante treinarmos também nossos Product Owners? E foi essa a missão do Boris nos últimos dias aqui no Brasil. Treinar nossos Product Owners e nos ensinar a replicar o conhecimento de Scrum com o restante do Time.

Mas a motivação para criar esse post não foi exatamente falar dos treinamentos, e sim da “visita do Papa” a Globo.com. É isso mesmo. Recebi uma ligação do Danilo Bardusco dizendo que o Boris estaria na Globo.com em 15 minutos. Meu primeiro pensamento foi correr para o whiteboard e ver o eu poderia fazer para não “passar vergonha”, afinal, não é todo dia que o Papa vem a sua “casa”. Bom, não tinha muito o que fazer, na verdade não tinha nada o que fazer. Melhor, porque posso ver o que estou fazendo errado e ajustar, afinal isso é Scrum, ajustar a cada momento.

Assim que ele chegou, tirou sua câmera da bolsa e fez uma foto do nosso humilde whiteboard (xiii agora está registrado!).

Durante seu “passeio” aos projetos, ele pode fazer algumas observações (positivas e negativas) a respeito de nossos Sprints e BurnDowns, tudo o que podia ser visto e merecia algum comentário.

Além disso, tivemos a oportunidade de tirar algumas dúvidas ligadas diretamente ao Sprint que estamos trabalhando.

Enfim, além de uma boa surpresa, foi uma oportunidade única.

(outras fotos aqui)